REGULAMENTO DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DEMONSTRA

O projeto Demonstra é uma plataforma de investigação que tem como propósito difundir a produção artística de pessoas com deficiência no âmbito das artes visuais. Esta iniciativa é um dos projetos selecionados do Programa de Apoio Artes Sem Limites, promovido em 2020 pela Direção Geral das Artes (DGArtes), que procura estimular a acessibilidade física, social e intelectual à cultura em Portugal.

Na sua primeira edição, a Demonstra propõe uma residência artística online com o tema Poéticas Informes, que procura artistas de países lusófonos que lidem com a experiência do corpo não-normativo na contemporaneidade. O projeto foca-se no desenvolvimento da pesquisa de cada artista, oferecendo recursos para que todos consigam desenvolver as suas ideias. A programação da residência visa estimular conversas, promovendo trocas entre os artistas, curadores, mentores e o público em geral.

Serão selecionados até seis artistas, cujas linhas de trabalho se situam no domínio da pintura, desenho, performance, vídeo, fotografia, escultura, novos media e/ou cruzamentos interdisciplinares. Cada residente selecionado terá um apoio de 500 euros e deverá participar em todas as atividades que contemplam esta residência. Para se candidatar, leia o regulamento abaixo.

A QUEM SE DESTINA O OPEN CALL?

Este open call procura artistas de países lusófonos que desenvolvem trabalhos relacionados com as corporeidades dissidentes no âmbito das artes visuais contemporâneas. Privilegiamos pessoas com deficiência. Contudo, todos os artistas que se sentirem convocados pela temática desta convocatória podem e devem enviar as suas candidaturas, que serão avaliadas pela equipa curatorial da Demonstra seguindo os critérios deste regulamento. Procuramos trabalhos e pessoas que possam contribuir ativamente para a ressignificação da acessibilidade cultural e poética dos corpos com deficiência nas artes.

QUE TIPO DE PROPOSTA PODE SER APRESENTADA?

Para se candidatar, é necessário que o artista apresente uma proposta de trabalho que possa ser desenvolvida durante o período da residência. Estas devem relacionar-se com um ou mais dos seguintes assuntos:

  • propostas de projetos que abordem a temática Poéticas Informes, que enquadra a primeira edição da residência Demonstra;
  • estudos sobre práticas artísticas de inclusão e acessibilidade sociocultural;
  • narrativas pessoais acerca da experiência do corpo com deficiência;
  • estudos sobre corporeidades dissidentes;
  • estudos sobre a simbologia do corpo com deficiência nas artes;
  • qualquer outra pesquisa que amplie e questione a conceção de corpo na contemporaneidade.

NO QUE CONSISTE A TEMÁTICA POÉTICAS INFORMES?

Entre as corporeidades poéticas, convocamos o Informe como estado de potência híbrida, que, na sua origem e finitude existencial, nasce no desvio, na desproporção, na deficiência e na desfiguração da normatividade da matéria. Perceção corporal, noções de corpo e mundo, corpo e gesto são campos que gostaríamos de ver explorados no projeto Demonstra, que visa trazer para o campo das artes visuais as questões do sentir e do ser.

Corpo sentido/vivido mesclam características de uma contingência limitadora que procura adaptar-se. Expor-se às adversidades gera dor e luta, mas também satisfação e domínio do corpo no espaço. Gestos ampliados/gestos contidos possibilitam infinitas formas de estar no mundo. queremos o seu traçado particular, irregular, tortuoso, irracional, mas que chegou aqui rasgando montanhas. Mar aberto. Mar adentro. Assim esperamos que sejam os artistas que responderem a este OPEN CALL!

Descarregue AQUI o texto completo sobre as Poéticas Informes, escrito pela curadora convidada Isabel Portella.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO?

A avaliação das candidaturas será feita a partir dos documentos e informações presentes no formulário de inscrição, que deve ser integralmente preenchido através deste LINK.

  • trajetória artística comprovada por meio da biografia e portfólio;
  • projeto de trabalho artístico condizente com os propósitos da Demonstra e com o tema da residência Poéticas Informes;
  • originalidade da proposta de trabalho artístico a ser desenvolvida ao longo da residência.

QUAL O VALOR DA BOLSA DE PESQUISA?

Será atribuído aos titulares dos projetos selecionados um apoio único, no valor de 500 euros (incluindo impostos), pago após a emissão de recibo e de quaisquer outros documentos necessários. O valor acima referido é bruto, estando sujeito à incidência e/ou retenção de impostos aplicáveis segundo a legislação em vigor. Os pagamentos serão realizados 20 dias após o início da residência, mediante a apresentação dos documentos solicitados. A obtenção e/ou emissão de todos os documentos necessários é da responsabilidade dos participantes.

COMO SUBMETER A CANDIDATURA?

  1. Aceda ao formulário online, preencha todos os dados solicitados e inclua os anexos, quando necessário. As questões devem ser respondidas em língua portuguesa, de forma clara e objetiva.
  2. Descarregue a Declaração de compromisso que se encontra AQUI.";
  3. Após o preenchimento completo do formulário, carregue no botão “enviar” para finalizar a sua candidatura. Alguns instantes após o envio, receberá um e-mail de confirmação. Não serão aceites alterações, nem inscrições duplicadas, após a submissão da candidatura.

Se tiver alguma dúvida acerca do formulário, por favor contacte-nos através do e-mail: info.demonstra@gmail.com

COMO SERÁ FEITA A SELEÇÃO?

A seleção dos residentes ocorrerá em três etapas:

Primeira etapa: Seleção das candidaturas enviadas por meio do formulário online. Serão analisadas a biografia, o portfólio, a declaração de motivação e, principalmente, a proposta de projeto a desenvolver durante o período da residência. DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 12 de dezembro de 2021 até às 23h59 (fuso horário de Portugal). DIVULGAÇÃO DA LISTA DE CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS POR E-MAIL: 06 de janeiro de 2022

Segunda etapa: Entrevistas com os artistas pré-selecionados, através da plataforma Zoom. As entrevistas serão previamente agendadas, e decorrerão de 10 a 14 de janeiro de 2022. Nestas entrevistas, estará presente a equipa curatorial, que procurará conhecer melhor o artista candidato. O não comparecimento na entrevista, sem justificação, desclassifica automaticamente o proponente.

Terceira etapa: Divulgação da lista de artistas selecionados para a residência artística, através do e-mail info.demonstra@gmail.com, bem como de posts nas contas de Instagram e facebook da Demonstra. Data de divulgação da lista de artistas selecionados: 20 de janeiro de 2022.

A decisão sobre a seleção e admissão das candidaturas ficará a cargo do júri, composto por Isabel Portella, Daniel Moraes e Yuli Anastassakis. Pode consultar mais informações sobre os membros do júri AQUI.

QUAL O CALENDáRIO DO OPEN CALL?

12 de outubro de 2021 (terça-feira): Publicação do open call e início do período de candidatura.

12 de dezembro de 2021 (domingo): Encerramento do período de candidatura.

06 de janeiro de 2022 (quinta-feira): Divulgação da lista de candidatos selecionados para a entrevista.

10 a 14 de janeiro de 2022 (segunda-feira a sexta-feira): Entrevistas com os candidatos pré-selecionados.

20 de janeiro de 2022 (quinta-feira): Divulgação dos resultados finais.

QUAL O CALENDÁRIO DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA?

A residência artística Demonstra terá lugar entre 27 de janeiro e 09 de abril de 2022. Consistirá em dez encontros coletivos virtuais, com periodicidade semanal, às quintas-feiras, das 19:30 às 21:30 (fuso horário de Portugal). Estas datas poderão sofrer alterações devido a alguma eventualidade não prevista, sendo remarcadas em data a acordar com os residentes.

27 de janeiro de 2022 (quinta-feira): Início das atividades da residência.

07 de abril de 2022 (quinta-feira): Último encontro coletivo da residência.

09 de abril de 2022 (sábado): Seminário e Exposição online.